terça-feira, 12 de abril de 2011

Secretária de Educação se nega a debater problemas da categoria com direção do SINTRAMB

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Há alguns meses atrás, a direção do SINTRAMB encaminhou ofício à Secretária de Educação do município, Maria Madalena, solicitando a esta que procurasse atender uma reivindicação do Pessoal de Apoio que trabalha em nossas escolas municipais onde funciona o Programa "Mais Educação". Os/as companheiros/as que trabalham na cozinha reclamam do trabalho dobrado com a introdução do "Mais Educação" sem receber uma gratificação por isso e pediu que o Sindicato interviesse junto à Secretaria. 
Assim a direção do SINTRAMB fez ao enviar o ofício supracitado. A resposta da Secretária Maria Madalena foi repassar esta discussão para os presidentes dos Conselhos Escolares, pois estes (segundo a Secretaria) é quem administra a verba do "Mais Educação". Se, por um lado, isso é verdade, também é verdade que ela enquanto Secretária poderia resolver o problema, pois tem autoridade para tal (pelo menos em tese). Infelizmente, não foi isso que se viu.
A direção do SINTRAMB convocou os presidentes dos Conselhos Escolares das 21 unidades de ensino da rede municipal de Bayeux para uma reunião, na sede do Sindicato. Poucos compareceram à reunião, que ocorreu em março deste ano. Nesta, os presidentes dos Conselhos nos colocaram algumas coisas que não sabíamos, como por exemplo que havia uma promessa da Secretaria, antes de iniciarem as aulas do "Mais Educação", de colocar uma gratificação para o Pessoal de Apoio que trabalham nas escolas e fazem a merenda do alunado. Coisa que foi "esquecida" pela Secretaria após iniciadas as aulas.
A reunião concluiu com uma proposta de a direção do SINTRAMB encaminhar ofício à Secretaria de Educação pedindo uma reunião do Sindicato mais a Secretária Maria Madalena, além dos presidentes dos Conselhos e do coordenador do "Mais Educação" em Bayeux. Isso foi feito e o Sindicato solicitou que esta reunião ocorresse no dia 13 de abril do corrente ano, às 16 horas, nas dependências da Secretaria de Educação.
Para imensa surpresa nossa, hoje a direção do Sindicato soube, através de um telefonema feito à Secretaria pedindo a confirmação, da parte desta, da reunião por nós solicitada para debatermos esta situação que aflige uma parcela significativa da categoria e que está sendo desrespeitada pela Administração Municipal, a começar pela Secretaria de Educação, que a Secretária Maria Madalena se negou a realizar tal reunião. 
A direção do SINTRAMB considera isso um absurdo e total desrespeito ao Pessoal de Apoio que trabalha dia e noite nas escolas municipais de Bayeux com o máximo de dedicação para    atender bem o nosso alunado. A Secretária de Educação de Bayeux, com esse gesto, libera a categoria para tomar a decisão que bem entender em relação a este problema que a aflige, durante a Assembleia que o SINTRAMB realizará nos próximos dias com a categoria. O Sindicato tentou negociar com a Secretaria de Educação, mas infelizmente esta negou-se a tal. Portanto, agora é a vez da categoria decidir o que fazer em Assembleia. Não aceitaremos reclamações da Secretaria após a decisão tomada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário